quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pedal VELOTOUR 2014

1. CONCEITO
VELOTOUR NO CIRCUITO VALE EUROPEUcarnaval - 1 a 8 de março de 2014


Sete dias intensos pedalando por um dos mais procurados roteiros de cicloturismo do país. O Circuito Valeu Europeu, que fica em Santa Catarina, é todo sinalizado e estruturado para receber os ciclistas. Este circuito foi traçado em 2006 pelo Clube de Cicloturismo dentro de uma parceria com a associação turística local (Ass. Vale das Águas) e o consórcio de municípios (CIMVI). O roteiro é aberto e pode ser percorrido por ciclistas ao longo de todo o ano. Porém, todos os anos, no Carnaval, um grande grupo o percorre em conjunto, numa viagem coletiva idealizada pelo Clube de Cicloturismo, chamada de Velotour.
O Velotour não tem caráter competitivo, ao contrário, visa estimular o companheirismo e a interação com os outros participantes e com o local. A inscrição no evento é gratuita e cada participante é autônomo, isto é, cuida de sua própria hospedagem e alimentação, carrega seus próprios pertences e tudo o que for precisar durante a viagem. Os participantes levam suas ferramentas, seu alimento e água, pois não há carro de apoio. A ideia é realmente fazer uma viagem autônoma, porém sempre com a vantagem de estar próximo de muitas pessoas percorrendo o mesmo circuito. Para muitos participantes o Velotour tem funcionado como um aprendizado para futuras viagens independentes.
Atenção: Por se tratar de uma viagem autônoma e autoguiada, é importante ler todas as informações sobre o Velotour contidas nestas páginas!!!

ESTRUTURA
A estrutura é bastante simples. Os participantes recebem uma planilha do percurso (o guia do Circuito Vale Europeu) e uma credencial do Velotour para ser preenchida ao longo da pedalada. Não há guias ou monitores. Mas no decorrer do percurso de cada dia, existem cerca de dois ou três pontos de controle (PCs), onde a credencial é carimbada por um membro da equipe Velotour, com os carimbos específicos (do Clube de Cicloturismo).
Ao final da viagem se o participante tiver passado por todos os PCs dentro dos horários ele recebe um certificado de que completou o percurso (que é um carimbo especial de conclusão).
Os participantes não necessariamente precisam formar um grupo, já que cada um pode ir no seu próprio ritmo. No Velotour não há um carro de apoio para acompanhar e carregar bagagens.
Porém, existe um carro de resgate, geralmente no final do dia, para recolher ciclistas que por motivo de problema mecânico, esgotamento físico ou outro problema qualquer, não possam completar o trajeto.
O Velotour acontece todos os anos desde de 2008 no Vale Europeu.

PEDAL
Este Velotour terá 07 dias de duração divididos em duas partes. Nos primeiros três dias percorreremos o trecho do circuito de Timbó até Rodeio, conhecido como parte baixa. Quem for pedalar somente a parte baixa encerra sua participação na Vinícola San Michele, em Rodeio e de lá pedala mais 16km retornando a Timbó. O grupo que irá continuar para a parte alta, subirá para pernoitar na Fazenda Campo do Zinco.
Nos quatro dias seguintes o grupo irá finalizar toda a volta do circuito pedalando pela parte alta e retornando a Timbó no último dia. Ao todo serão cerca de 350km.
O dia que antecede o Velotour (sábado) será uma ótima oportunidade de integração dos participantes antes do início da viagem, em Timbó.
DIA
PROGRAMAÇÃO
01
SAB
Confraternização dos participantes em TIMBÓ
02
DOM
TIMBÓ – POMERODE
03
SEG
POMERODE – INDAIAL
04
TER
INDAIAL – RODEIO (ou CAMPO DO ZINCO)*
05
QUA
CAMPO DO ZINCO – DR. PEDRINHO
06
QUI
DR. PEDRINHO – ALTO CEDRO
07
SEX
ALTO CEDRO – PALMEIRAS
08
SAB
PALMEIRAS – TIMBÓ
09
DOM


* Para quem vai fazer apenas os 3 dias da Parte 1, de Rodeio retorna para o Timbó. O grupo que irá continuar no Circuito irá pernoitar na Faz. Campo do Zinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário