Hoje vamos aprender a fazer um pneu que não fura e nem precisa de câmara, algo muito útil para evitar dores de cabeça no meio de um passeio ou até mesmo numa corrida.
Conhecida pelos atletas como "tubeless" (sem tubos), a técnica também tem a vantagem de não precisar de aros ou pneus diferentes, o que poderia encarecer a realização da manobra, já que os preços dos componentes específicos são bem salgados.

Aprendi a fazer o pneu que não fura com um piloto australiano e, desde então, tenho usado muito essa técnica aqui em casa, principalmente para as rodas da frente.

E o melhor de tudo é que as vantagens do "tubeless" não estão apenas na praticidade e economia com câmaras. Seguindo essas dicas, seu pneu também vai ficar mais leve, além de criar maior contato com o chão, usando todos os cravos.

Ingridientes
- 1 pneu de sua preferência, que pode ser novo ou usado
- 1 tesoura com pontas

- 1 pote de selante de pneu de qualquer marca, que custa por volta de R$ 75,00 (procure por "tire sealant" nas lojas)
- 1 jogo de espátulas para desmontar o pneu
- 1 kit de chaves para tirar as rodas
- 1 bomba para encher pneu 
- 1 estilete para cortar as rebarbas da câmera 
- 1 câmara de bmx aro 20 ( O bico deve ser igual ao do seu aro. No meu caso, o modelo é Presta, que é mais difícil de encontrar. Comprei esta da foto numa loja em São Paulo)

Passo a Passo


1. Primeiro, desmonte o pneu da sua roda antiga e deixe somente o aro, sem desmontar os raios e o cubo.

2. Tente arrumar um dessas "stripes" de aro (em verde na foto), o que evita que os raios cutuquem o seu "tubeless" e estraguem a selagem no futuro.


3. Encha a câmara aro 20 até ela ficar com a mesma circunferência do seu aro.

4. Encaixe o bico da câmera para dentro do aro e vá moldando-a da maneira que ela fique parecendo um pneu na roda.

5. Com delicadeza, escolha um ponto bem central para começar a furar a sua câmera de BMX com a tesoura. Vá escorregando e abrindo-a para as bordas exteriores do aro.

6. Depois de virar toda a borda, limpe com um paninho o excesso de talco da câmara para melhorar a selagem do pneu.

7. Monte o seu pneu normalmente, com exceção de uma fresta no final (por ali jogaremos o tire sealant). ATENÇÃO: não faca a burrice de montar o seu pneu ao contrario, preste atenção no desenho dos cravos. Adivinhem quem fez isso.... ops!

8. Adicione dois copinhos e meio do selante dentro do pneu e feche com a espátula a fresta que estava aberta. 

9. Fique virando o pneu em movimentos circulares por uns 7 minutos até sedar por completo.

10. Agora: encha o seu pneu. O ideal e levar num posto de gasolina (leve adaptador se o seu aro for Presta), pois assim o selante fica bem espalhado e você já consegue ver se houve algum problema na sedação. 

11: A câmara de BMX vai ficar virada por cima do seu aro. Por esta razão, faca o acabamento. Corte com um estilete as rebarbas de forma que fique apenas um pequeno fio rente ao aro. 

TCHANAM! Está pronto o seu pneu tubeless! 

Dica: Não se esqueça de checar a calibragem antes de andar 

Boas pedaladas !!!!