As trilhas com muita areia também são um desafio aos ciclista. A areia em questão é aquela que encontramos na praia, por exemplo.
Dependendo da época do ano, com chuva ou na seca, ela se torna bem
diferente. Na seca, fica mais solta, bem fofa. Já na época das chuvas, a
areia fica mais dura e melhor para pedalar.
A escolha de pneus pode fazer uma grande diferença. Em situações em
que você já sabe que irá encontrar area, opte por pneus grandes, na
medida de 2.00/2.10, e com poucos cravos. Com isso, sua área de contato
será maior, evitando que a bicicleta afunde.
O principal problema da areia é não deixar a roda dianteira afundar,
então você deve posicionar seu corpo mais para trás, com os braços
esticados para manter o curso. Procure andar nos trilhos já existentes
no terreno, nas áreas em que a areia está mais compacta, ajudando a
evolução.
A trasmissão de marchas também deve ser trabalhada. Quando estiver em
alta velocidade, aproveite o embalo para avançar o maximo possivel, mas
se o terreno for extenso demais, a velocidade deve cair bem rapido,
então a troca de marchas deve ser feita com agilidade e para uma troca
em que você consiga manter a sua rotação de pedaladas alta.
Lembre-se também que neste tipo de terreno a pedalada deve ser feita
sempre sentado. A suspensão dianteira neste caso deve ser travada, isso
ajuda a furar o terreno arenoso dando mais firmeza e direção na
pilotagem. Ah, e use sempre o capacete!
Fonte: Eduardo Ramires (Técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike )
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